Negócios de Private Equity e Venture Capital na América Latina se Aceleram em 1H 2015

9 September 2015

Contato:

Dados da LAVCA Indicam que Energia e Logística são os Setores Preferidos para Captação de Recursos e Investimentos

Nova Iorque, 9 de setembro de 2015 – A captação de recursos, os investimentos e desinvestimentos do private equity e o venture capital na América Latina cresceram ano-a-ano em 1H 2015, segundo dados divulgados hoje pela Latin American Private Equity & Venture Capital Association (LAVCA). A captação de recursos cresceu 21% com firmas captando um total de US$4,27 bilhões, os investimentos aumentaram 39% com US$3,58 bilhões investidos, e os desinvestimentos geraram US$1,74 bilhões em recursos, um aumento de 8% em comparação a 1H 2014.

“Preocupações sobre a desaceleração no crescimento ou a necessidade de reformas estruturais em andamento parecem ser superadas pela oportunidade de investir dólares nos fundos que farão investimentos em moedas locais fortemente depreciadas,” disse Cate Ambrose, Presidente e Diretora Executiva da LAVCA. “Firmas de PE/VC ativas na América Latina estão colocando dinheiro em negócios novos e investimentos subsequentes, principalmente no Brasil onde um ambiente de adversidade está criando novas oportunidades para os investidores.”

A primeira metade de 2015 foi o primeiro semestre mais forte para a captação de recursos desde 2011 quando US$4,9 bilhões foram levantados. Notavelmente, veículos com foco regional representaram 35% do total de capital levantado (US$1,48 bilhões), mais de três vezes do que o capital levantado no mesmo período no ano anterior. Todavia, a LAVCA projeta que a captação de recursos vai desacelerar e os totais de fim de ano serão menores que o recorde alcançado em 2014 uma vez que os gestores estão concentrando-se no investimento de capital.

O Brasil, o México e a região Andina tiveram aumentos na atividade de investimentos em 1H 2015. O Brasil capturou US$2,28 bilhões através de 69 transações, em comparação aos US$1,89 bilhões via 50 negócios em 1H 2014. O capital investido no México alcançou US$978 milhões em 1H 2015, acima dos US$403 milhões investidos em 1H 2014, através de 27 negócios em comparação a 15 em 1H 2014. Na primeira metade do ano, a região Andina recebeu US$304 milhões, comparados aos US$265 milhões que capturou durante o mesmo período no ano passado.

Refletindo a demanda crescente que a América Latina tem por infraestrutura nos setores de logística e energia, o capital levantado por fundos de private equity de infraestrutura focados nestes setores representaram quase 50% do capital total comprometido para a região. Do mesmo modo, investimentos em energia, petróleo e gás, e logística no Brasil e no México dominaram entre as transações large-cap (cheques acima de US$100 milhões). Em termos gerais, saúde foi o setor preferido para investimentos com US$810 milhões investidos, e o setor mais dinâmico foi o de Tecnologias da Informação (TI) com 62 transações, um aumento de 44% ano-a-ano.

A atividade de venture capital e de estágios iniciais continuaram ganhando impulso na primeira metade de 2015. A região recebeu US$264 milhões através de 71 negócios em comparação aos US$173 milhões investidos em 47 transações durante o primeiro semestre de 2014. O Brasil é o mercado de venture mais maduro da região e os gestores investiram nele 81% (US$213 milhões) do total de dólares investidos. O México e a Argentina tiveram um aumento nos investimentos de estágio inicial em comparação ao mesmo período em 2014.

Os recursos gerados por desinvestimentos na primeira metade do ano são os maiores desde 1H 2011. A rota de saída mais popular durante o período foi a das vendas estratégicas. As ofertas públicas secundárias e as vendas a compradores financeiros foram o segundo e terceiro métodos preferidos para desinvestimentos.

O relatório 2015 LAVCA Mid-Year Data and Analysis está disponível aos membros da associação, e pode ser adquirido por não-membros online aqui. Para mais informação sobre PE/VC na América Latina, cadastre-se para participar do LAVCA Summit & Investor Roundtable (setembro 28-30) e o LAVCA Venture Investors NY Summit (outubro 1).

Sobre Latin American Private Equity and Venture Capital Association

A Latin American Private Equity and Venture Capital Association é uma organização de membros sem fins lucrativos dedicada a apoiar o crescimento da indústria de private equity e venture capital na América Latina e no Caribe. A filiação da LAVCA é composta por mais de 170 empresas, desde as principais empresas de investimento globais que operam na região a gestores de fundos locais, do México até a Argentina. Firmas-membro controlam ativos acima de US$60 bilhões, dirigidos à capitalização e crescimento de empresas latino-americanas. A missão da LAVCA – impulsionar o crescimento econômico regional promovendo investimentos de private equity e venture capital – é realizada por meio de programas de pesquisa, fóruns de networking, educação e defesa de boas políticas públicas. Mais informações através do site www.lavca.org.