Empresas de Private Equity e Venture Capital Levantam acima de US$10b e Alcançam um Novo Recorde para Fundos Focados na América Latina

26 February 2015

Private Equity and Venture Capital Firms Raise over US$10b to Achieve New Record for Latin America Dedicated Funds
Investimentos Ano-a-Ano no México se Duplicaram

Nova Iorque, 26 de fevereiro, 2015 – O capital total comprometido para fundos de private equity e venture capital focados na América Latina alcançou US$10,39b em 2014, superando o recorde anterior de US$10,27b obtido em 2011, segundo dados divulgados hoje pela Latin American Private Equity and Venture Capital Association (LAVCA). Em 2011, houveram 35 fechamentos de fundos comparado a 56 em 2014, e os cinco maiores fundos contribuiram com 81% dos recursos totais comprometidos naquele ano, em comparação ao 58% em 2014.

“O aumento em captação de recursos deveu-se não somente devido ao retorno ao mercado dos maiores gestores regionais e brasileiros, mas também pela concentração notavelmente menor que a de 2011”, disse Cate Ambrose, Presidente da LAVCA. “O que isto significa é que o universo de gestores captando recursos para a América Latina continua se expandindo e, apesar das previsões de crescimento regionais abaixo de 2% para o 2015, a demanda dos investidores institucionais por exposição à região permanece forte.”

Fundos focados no Brasil captaram US$5,56b através de 23 fechamentos parciais ou finais em 2014, representando mais da metade do total regional. A captação de recursos para veículos focados no México foi impulsionada por seis novos fundos apoiados pelos fundos de pensão locais, totalizando US$1,33b, um aumento de 27% em relação a 2013.

Em 2014, empresas de private equity e venture capital investiram um total de US$7,87b na América Latina através de 306 transações, uma diminuição de 11% no montante investido e um aumento de 31% no número de negócios em comparação ao ano anterior. O aumento no número de transações foi impulsionado por um crescimento significativo da atividade de venture capital.

Investidores de venture capital investiram US$525,6m através de 186 transações na América Latina durante o ano de 2014. Investimentos de estágio inicial têm crescido consistentemente desde 2010, quando só US$63m foram investidos em negócios de venture, e a atividade em 2014 refletiu um aumento de 24% em capital investido e 56% no número de transações em relação a 2013.

Impulsionado por um aumento da atividade de venture capital, Tecnologias de Informação (TI) foi o setor com maior número de transações e o segundo mais importante por montante investido. Com US$1,14b, empresas de TI capturaram 14,5% do total investido através de 154 transações. O setor de saúde recebeu US$798m através de 21 transações (10% do total investido). Consumo/varejo recolheu 23 transações (US$502m) e continuou sendo um setor relevante para investidores de médio porte, superado só por tecnologia.

Oito grandes negócios relacionados com a geração e distribuição de energia totalizaram US$1,64b, fazendo de energia o setor mais relevante em termos de capital investido em 2014.

O México foi o segundo mercado mais ativo com US$1,31b investidos, representando um aumento de 102% em termos de dólares em relação a 2013. Impulsionados pelas expectativas de oportunidades relacionadas à ambiciosa reforma energética do país, dois grandes negocios de petróleo e gás representaram mais da metade do montante total investido.

“Esperamos que a reforma energética Mexicana, junto à demanda crescente por infra-estrutura de petróleo e gás no Brasil e nos países Andinos vão continuar impulsionando os investimentos neste setor durante 2015,” continuou Ambrose.

Em 2014, um total de US$4,64b foram gerados através de 60 desinvestimentos parciais ou totais na América Latina, representando um aumento de 24% em recursos gerados em comparação ao ano anterior. As vendas estratégicas continuaram sendo a rota mais popular de saída para desinvestimentos em 2014, com 46 desinvestimentos gerando US$3,75b. Compradores estratégicos internacionais participaram em 15 dessas vendas, e com grupos latino-americanos completando o resto das saídas.

Additional findings include:

• O número de investimentos em gestores que negociam participações minoritárias representaram um 89% do total de negócios em 2014, versus um 85% em 2013, e 80% em 2012.
  • Brasil foi o maior mercado para negócios de PE/VC com US$4,57b investidos através de 141 transações (58% do capital investido e 46% dos negócios).
  • O capital investido em negócios de estágio inicial mais do que duplicou em comparação ao 2013, aumentando de US$146m a US$372m, impulsionado por rodadas de investimento de maior tamanho em estágios de expansão.
  • Depois do Brasil, a Colômbia foi o segundo maior mercado para desinvestimentos em termos de recursos gerados, com dez transações contribuindo US$1,52b em liquidez, um aumento de mais de dez vezes de recursos gerados em comparação a 2013.

O relatório completo será disponibilizado gratuitamente para os membros da LAVCA em março. Nesta época, não-membros poderão comprar o relatório aqui.

Metodologia do 2015 LAVCA Industry Data

O 2015 LAVCA Industry Data & Analysis fornece informação sobre a atividade de captação de recursos, investimentos, e desinvestimentos dos fundos de private equity que investem na região latino-americana. O LAVCA Industry Data é baseado em uma pesquisa confidencial para gestores de fundos e em fontes secundárias, criando a primeira fonte confiável de dados sobre private equity e venture capital da América Latina. LAVCA tem recolhido dados de PE / VC na América Latina a través do Fund Manager Survey desde 2008. Nesta edição da pesquisa, a LAVCA contatou mais de 250 gestores ativas na América Latina e no Caribe. LAVCA recolhe a maioria da informação diretamente dos gestores e os montantes têm sido confirmados sempre que for possível através de informação fornecida pelos mesmos gestores. Este ano, 92% das transações de captação de recursos, investimentos, e desinvestimentos veio de fontes primarias. Os totais de captação de recursos só refletem fechamentos oficiais (primeiro, segundo, e/ou final) confirmados pelos gestores ou, caso os totais não sejam obtidos diretamente, reportados por fontes públicas confiáveis. Comprometimentos de capital acumulados antes ou no meio de fechamentos oficiais não são incluídos. Fundos cativos ou fundos que investem diretamente com recursos própios (por exemplo, do balanço) não são incluídos nesta pesquisa. Fundos de infra-estrutura geridos por empresas de private equity que fazem investimentos de tipo private equity são incluídos na análise (por exemplo, investimentos de capital em indústrias relacionadas com a infra-estrutura). Investimentos de infra-estrutura que seguem o modelo convencional (por exemplo, projetos greenfield e/ou project finance) não são incluídos.

Sobre Latin American Private Equity and Venture Capital Association

A Latin American Private Equity and Venture Capital Association (LAVCA) é uma organização de membros sem fins lucrativos dedicada a apoiar o crescimento da indústria de private equity e venture capital na América Latina e no Caribe. A filiação da LAVCA é composta por mais de 170 empresas, desde as principais empresas de investimento globais que operam na região a gestores de fundos locais, desde o México até a Argentina. Firmas-membro controlam ativos acima de US$60 bilhões, dirigidos à capitalização e crescimento de empresas latino-americanas. A missão da LAVCA – impulsionar o crescimento econômico regional promovendo investimentos de private equity e venture capital – é realizada por meio de programas de pesquisa, fóruns de networking, educação e defesa de boas políticas públicas. Mais informações através do site www.lavca.org.