Skip to content

Industry News

Basf and ACE Launch Agrotech Accelerator AgroStart (em português)

30 August 2016

(Startupi) Basf and ACE (formerly Aceleratech) have partnered to form an agriculture accelerator for Latin American startups, AgroStart.

A BASF, empresa química líder em inovação, e a ACE, premiada como a melhor aceleradora de startups da América Latina, unem-se em um programa pioneiro para desenvolver e promover startups focadas em soluções para o agronegócio, o AgroStart. O programa inovador contempla todo o processo necessário para que a startup possa validar e escalar o seu negócio no mercado agrícola em um prazo de até seis meses.

Serão selecionadas empresas que tragam soluções para automatização, tomada de decisão, qualidade da vida no campo e gestão da lavoura, utilizando plataformas como Big Data, Internet das Coisas (IOT) e mobilidade.

“Enxergamos na inovação aberta a solução para encontrarmos respostas aos desafios presentes no campo e entendemos que o processo de cocriação é uma das mais ricas fontes de diferenciação para as empresas. Por isso, unimos a expertise de duas líderes em inovação para promover o desenvolvimento de startups que tragam boas propostas de tecnologia para a agricultura”, ressalta Fábio Del Cistia, Vice-Presidente de Marketing da BASF para Proteção de Cultivos na América Latina, reforçando o objetivo da empresa em ser referência na aceleração de startups para a agricultura na região.

A seleção para a primeira etapa do AgroStart começou nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 18 de setembro. Os empreendedores interessados em participar do programa precisam oferecer soluções que auxiliem a cadeia agrícola em cinco importantes desafios: gestão da lavoura, automação no campo, gestão de estoques, agricultura de precisão e rastreabilidade. As inscrições podem ser feitas no site e o programa se estende a startups de toda América Latina.

Nesta edição, três startups serão selecionadas e cada uma delas receberá recursos financeiros para desenvolver seus projetos. Os empreendedores contarão com o suporte metodológico, expertise, rede de mentores e parceiros da ACE, empresa que já acelerou mais de 70 startups desde 2012, e com todo o know-how da BASF, que conta com profissionais especializados em diversas áreas do agronegócio, acesso ao mercado na América Latina e uma cultura de inovação aberta.

“O agronegócio é um dos segmentos que acreditamos que mais será impactado pela revolução das startups. O programa AgroStart traz o melhor da metodologia comprovada ACE com o conhecimento e o protagonismo de uma das maiores empresas do mundo no agronegócio. Nossa visão é de longo prazo e tem o objetivo de colocar a América Latina no mapa global da inovação em AgTech”, comenta Pedro Waengertner, CEO e sócio fundador da ACE.

“Um programa de aceleração de startups que visa trazer soluções inovadoras ao agronegócio requer acompanhamento, gestão e mentoring, por isso BASF e ACE participarão de todas as etapas do projeto. Quem empreender no AgroStart irá oferecer à cadeia agrícola uma inovação tecnológica que mudará a gestão feita no campo, trazendo benefício tanto para quem utiliza as ferramentas como para os agentes que desenvolveram a solução”, reforça Fábio Del Cistia.

Ao final do programa AgroStart, a BASF avaliará oportunidades de investimento nos projetos mais bem-sucedidos, por meio de seu fundo próprio, BASF Venture Capital. O empreendedor também terá a possibilidade de estabelecer parcerias com a BASF em busca de funding, compra ou distribuição de seus produtos e/ou serviços, além de poder expandir seu negócio para até 20 países.