The Administrative Council for Economic Defense of Brazil (Cade) approved the sale of Schlumberger’s oil and gas assets to WIS – Wellbore Integrity Solutions Holdings. This is the first investment of WIS in Brazil’s oil markets.
(Fusões & Aquisições) O CADE Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprova sem restrições a venda pela Schlumberger, para WIS – Wellbore Integrity Solutions Holdings, de seus ativos relacionadas ao setor de petróleo e gás, localizados em Macaé/RJ.
Wellbore Integrity Solutions Holdings L.P. (“WIS”) – A WIS é uma empresa constituída recentemente e indiretamente controlada pelo Rhône Partners V LP e Rhône Offshore Partners V L.P. – fundos patrocinados pelo Rhône Capital V L.P. (coletivamente, “Rhône Capital”) com o propósito de adquirir e, subsequentemente, conduzir o Negócio-Alvo. A WIS atualmente não tem atividades operacionais no Brasil. O Rhône Capital, em conjunto com suas empresas afiliadas, é um fundo de private equity com escritórios em Nova Iorque e Londres.
Schlumberger B.V. (“SCHLUMBERGER”) – A Schlumberger é uma fornecedora internacional de tecnologia de caracterização de reservatório, perfuração, produção e processamento para a indústria de petróleo e gás. Atuante em mais de 85 países, a Schlumberger fornece uma ampla gama de produtos e serviços para esta indústria desde a exploração, por meio da produção e integração de soluções do poro ao duto (pore-to-pipeline) para recuperação de hidrocarbonetos que otimizam a performance de reservatórios.
A WIS pretende adquirir da Schlumberger, seus ativos relacionados aos negócios de (i) Pescaria e Correção (Fishing & Remedial); (ii) DRILCO; e (iii) aluguel de ferramentas e tubos de perfuração (Thomas Tools & Tubular Rental). Todas estas atividades estão relacionadas ao setor de petróleo e gás. O Negócio-Alvo está localizado em Macaé/RJ, onde existe uma instalação a ser transferida e que desempenha as atividades relacionados ao Negócio-Alvo.
A Operação não acarretará mudança na estrutura societária da Empresa-Alvo após a sua realização, visto que se trata de aquisição de ativos.
O Rhône Capital informou que a presente Operação representa uma oportunidade atrativa de investimento e que o Negócio-Alvo se beneficiará do apoio de investidores comprometidos e experientes. A Schlumberger, por sua vez, acredita que os negócios de DRILCO, aluguel de ferramentas e tubos de perfuração, e Pescaria e Correção terão maiores oportunidades de crescimento quando posicionados de maneira única dentro de um portfólio estratégico dos compradores. Esse desinvestimento permitirá que a Schlumberger se concentre em sua principal estratégia de perfuração, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de automação que podem se aprimoradas pela capacitação digital.
A Operação Proposta foi notificada para a autoridade antitruste nos Estados Unidos da América (Federal Trade Commission and Antitrust Division of the U.S. Department of Justice in the United States) e foi concedido o encerramento antecipado do waiting period. A Operação Proposta também pode ser notificada para a autoridade antitruste na Rússia.
Assim, a Operação em tela não levanta preocupações de ordem concorrencial, dado que o grupo adquirente não detém em seu portfólio empresas com atividades horizontal ou verticalmente relacionadas ao Negócio-Alvo, tratando-se, portanto, de mera substituição de agente econômico, o que não traz desdobramentos em termos concorrenciais no Brasil.
Considerando todo o exposto, esta SG conclui que a Presente Operação não levanta maiores preocupações sob o enfoque concorrencial, podendo ser aprovada sob rito sumário. Leia mais em sei.cade
Read more at Fusões & Aquisições.